quinta-feira, 14 de julho de 2011

Alagoas participa de Encontro Nacional da Juventude APNs

Estarão presentes jovens, entre 15 a 29 anos, oriundos de várias partes do Brasil


De 14 a 17 de julho, acontecerá o 1º
Encontro Nacional da Juventude dos Agentes de Pastoral Negros do Brasil (APNs) na Casa do Lago UNICAMP em Campinas (SP). A atividade é voltada para jovens da entidade nacional, entre 15 e 29 anos, e já é considerada uma Conferência Livre, ou seja, todas as propostas aprovadas serão encaminhadas para as etapas da Conferência Nacional de políticas para a Juventude.

De acordo com Nuno Coelho, Coordenador Nacional, “o encontro tem como objetivo oferecer um espaço de reflexão e debate sobre as políticas públicas para juventude, a preparação da juventude APNs para o processo das Conferências que acontecem este ano. Também organizar um plano de ação da juventude dos APNs para os próximos anos, e assumir compromisso com a campanha nacional contra o extermínio da nossa juventude, em especial, a juventude negra que segundo dados é a que mais morre no país”.

A programação será iniciada com um Passeio Étnico seguido de uma Caminhada com o tema “APNs na Luta contra o Genocídio e Extermínio da Juventude Negra” pelas principais ruas da cidade, também, terão palestras diversas, oficinas (Comunicação e Mobilização, Biodança, Cultura Afro e Meio Ambiente, Capoeira e Hip Hop), grupos de trabalho (Militância e Protagonismo; Fé e Política; Relações de Gênero; Educação e Cultura).

Participará do encontro a Secretária Adjunta da Secretaria Nacional da Juventude da Presidência da República, Ângela Guimarães, representantes da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República que estarão na abertura do evento, além de Helcias Pereira, Coordenador Nacional de Formação e membro do Conselho de Promoção da Igualdade Racial (CNPIR/Seppir).

Nesse encontro, Alagoas terá três delegadas: Helciane Angélica e Fernanda Monteiro que representarão o Centro de Cultura e Estudos Étnicos Anajô (Mocambo Anajô), respectivamente, Coordenadora Estadual dos APNs/AL e Representante Estadual da Juventude APNs/AL; além de Deysyanne Teixeira, Coordenadora do Mocambo Esperança.

Com toda certeza, essa atividade contribuirá ainda mais para o fortalecimento da entidade nacional e garantirá a organização dos jovens nos núcleos de base para o enfrentamento do racismo, no combate de outras formas de intolerância e opressão da população negra. Também é o momento de formação de lideranças, para ficarmos mais motivados e preparados na luta por uma nova história e um mundo justo”, ressaltou Helciane Angélica, integrante do Anajô e uma das mais jovens coordenadoras estaduais dos APNs.


Escola de Formação
Nos dias 18 a 24 de julho, terá em São Paulo (SP), a Escola Nacional de Formação dos APNs. As aulas serão ministradas por ativistas do movimento negro experientes em palestras, além de professores universitários comprometidos no combate do racismo e que se dedicam às pesquisas sobre a questão étnicorracial.

Os APNs são atuantes em 12 Estados espalhados pelas cinco regiões e tem como missão “Por meio da organização, fé e luta, os agentes propõem ao Estado brasileiro políticas públicas e ações afirmativas que garantam à população negra o acesso aos direitos e à cidadania”.


Mais informações:
www.apnsbrasil.org
Twitter: @APNs_Brasil @APNs_Alagoas
Contatos: (11) 8451-2467 / (19) 8222-3457 / (82) 8831.3231 e 8708-1568




Fonte: http://anajoalagoas.wordpress.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos sua mensagem!
Axé!