sábado, 30 de julho de 2011
Movimento Hip Hop vai à praça no domingo
sexta-feira, 29 de julho de 2011
Casa de Iemanjá realiza mais um Cine Axé
Abraços a todos e todas e aguardamos vocês.
Casa de Iemanjá - Ponta da Terra - Maceió/AL

www.casadeiemanja.hpg.com.br
Faltam 22 dias para o encerramento das inscrições da primeira edição do Prêmio Abdias Nascimento
quinta-feira, 28 de julho de 2011
Mulheres Negras lançam programa de TV
é descortinar o passado e redefinir
Serviço:
O que? Exibição Programa RE-conhecer:
Realização: Estimativa
Apoio:
CEDIM - Conselho Estadual de Direitos da Mulher
Superintendência dos Direitos da Mulher
Ipiatti Restaurante
Ashanti Viagens
Ponto de Cultura - Cinemina Pontos de Visão
Família Estimativa
Visite nosso blog: http://programareconhecer.blogspot.com
MEC começa a colher subsídios para a educação quilombola
O Conselho Nacional de Educação (CNE) promove, no dia 5 de agosto, em Itapecuru-Mirim (MA), a primeira audiência pública com a finalidade de colher subsídios para a elaboração das diretrizes curriculares nacionais para a educação escolar quilombola.
O objetivo é reunir o maior número possível de municípios das regiões Norte e Nordeste. Outras duas audiências sobre o tema serão realizadas este ano, em São Francisco do Conde (BA) e em Brasília. A de Brasília atenderá as regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul.
A formulação das diretrizes está a cargo de uma comissão especial do CNE, criada em 2010 para atender às deliberações da Conferência Nacional de Educação (Conae).
A comissão especial é formada por quatro representantes indicados pela Coordenação Nacional de Articulação de Comunidades Negras Rurais Quilombolas (Conaq), uma pesquisadora de educação escolar quilombola e representantes da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (Secadi) do MEC e da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial (Seppir).
Cerca de 200 convidados devem participar dos debates, entre eles gestores, docentes, estudantes, representantes de comunidades quilombolas, movimentos sociais, organizações não-governamentais, além de pesquisadores.
O texto-referência das audiências será distribuído gratuitamente para as comunidades quilombolas. Os interessados podem enviar contribuições por mensagem eletrônica.
Assessoria de Imprensa do CNE
Palavras-chave: CNE, quilombolas
terça-feira, 26 de julho de 2011
Mulheres negras e guerreiras
segunda-feira, 25 de julho de 2011
Supermercado paga R$ 260 mil a criança alvo de racismo
Fátima Santiago participa de formação étnicorracial em São Paulo



sábado, 23 de julho de 2011
Videoconferência integrará mulheres negras em rede nacional
sexta-feira, 22 de julho de 2011
Pesquisa do IBGE mostra que 63,7% dos entrevistados reconhecem influência da raça e da cor na vida
A "Pesquisa das Características Étnico-Raciais da População: um Estudo das Categorias de Classificação de Cor ou Raça" coletou informações em 2008, em uma amostra de cerca de 15 mil domicílios, no Amazonas, Paraíba, São Paulo, Rio Grande do Sul, Mato Grosso e Distrito Federal. Participaram da pesquisa pessoas acima de 15 anos.
O levantamento revela também que 96% dos entrevistados afirmaram que saberiam fazer sua autoclassificação. E, ao serem indagados sobre a cor ou raça (com resposta aberta), 65% utilizaram uma das cinco categorias de classificação do IBGE: branca (49,0%), preta (1,4%), parda (13,6%), amarela (1,5%) e indígena (0,4%). Outros usaram os termos "morena" (21,7%, incluindo variantes "morena clara" e "morena escura") e "negra" (7,8%).
Estudo mostra diferença entre a classificação da cor feito por entrevistados e entrevistadores
A pesquisa também identificou a diferença entre a forma como o entrevistado declara sua cor (autoclassificação) e a classificação feita pelo entrevistador (heteroclassificação). Por exemplo, 49% dos entrevistados se autodeclararam brancos e os entrevistadores declararam que o percentual de brancos entrevistados era de 56,2%. A maior diferença entre autoclassificação e heteroclassificação aconteceu com a cor morena: 21,7% se declararam morenos, enquanto para os entrevistadores, apenas 9,3% tinham efetivamente esta cor. Outros 7,8% se declararam negros, mas, para os entrevistadores, eles eram na verdade 8,4%.
TABELA : Veja as diferenças percentuais entre a cor declarada pelo entrevistado e pelo entrevistador
O IBGE lembra que a classificação da cor foi livre tanto para o entrevistado quanto para o entrevistador.
- A identificação da cor e da raça é um valor extremamente subjetivo e que foi construído socialmente - diz a gerente da área de identificadores sociais do IBGE, Ana Saboia.
Segundo ela, o instituto quer reformar o sistema de classificação, para fazer com que o brasileiro se identifique mais com a metodologia. Nos Estados Unidos, por exemplo, a classificação é múltipla. O entrevistado pode dizer sua cor e sua origem. Por exemplo, se é branco de origem hispânica. Ao todo, são 15 formas diferentes de classificação.
Outro ponto revelado na pesquisa é a forma utilizada pelas pessoas para classificar a própria raça. As mais utilizadas são a cor da pele (74%), a origem familiar (62%) e os traços físicos (54%). Na identificação das "pessoas em geral", o item mais citados foi também a cor da pele (82,3%), seguida de traços físicos (57,7%) e origem familiar (47,6%).
quarta-feira, 20 de julho de 2011
Carta de Repúdio: A INSEGURANÇA PÚBLICA EM SC PARA OS NEGROS
Juventude APNs fortalecida
De acordo com a Carta divulgada pelos participantes no site da entidade, www.apnsbrasil.org, foram destacadas como prioridades: Reivindicar dos gestores na área da educação a aplicabilidade da Lei 10.639/03, inclusive, todos os mocambos realizarão uma grande Mobilização Estudantil Nacional no Dia do Estudante para alertar a sociedade sobre o combate do racismo na escola e a necessidade de propagar as heranças africanas; participar efetivamente das Conferências da Juventude, Mulher, Saúde e Educação; na criação de espaços de discussão e formação; dentre outras ações.
segunda-feira, 18 de julho de 2011
Mandela comemora seus 93 anos na África do Sul
![]() |
O ex-presidente sul-africano Nelson Mandela celebra seus 93 anos, rodeado por familiares, nesta segunda-feira (18) em Qunu (Foto: AP/Peter Morey Photographic) |
CARTA DA JUVENTUDE APNs REUNIDA EM CAMPINAS (SP)
“É melhor tentar e falhar, que preocupar-se em ver a vida passar...”
Martin Luther King
CARTA DE CAMPINAS – SP
14 a 17 de julho de 2011
Na cidade de Campinas (SP) aconteceu o 1º Encontro Nacional de Juventude dos Agentes de Pastoral Negros do Brasil (APNs) que contou com a presença de 40 protagonistas juvenis. A coordenação do mocambo local nos transmitiu um axé e uma inspiração de insistência para o acontecimento das atividades e a importância da atuação do jovem no processo de transformação social.
Sonhando com o dia em que todas as pessoas levantam-se e compreenderão que foram feitos para viverem como irmãos, iniciamos o primeiro dia de encontro com o Mushaká (momento de reflexão), o passeio étnico e o manifesto contra o genocídio e o extermínio da juventude negra brasileira, a marcha que foi um momento marcante destes jovens que vieram dos diversos estados brasileiros, dentre eles: Alagoas; Maranhão, Piauí, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo e Tocantis. No fim do dia, houve a abertura do encontro na Prefeitura desta cidade.
Nos demais dias, o trabalho se deu por meio de alguns conferencistas que fortaleceram nossa caminhada com seus dons intelectuais e serviços da luta na causa do povo negro. Todos os facilitadores contribuíram muito para disseminar seus saberes em prol de uma sociedade mais justa, solidária e fraterna. Despertaram-nos para um protagonismo atuante na nossa história e no percurso desafiador para vencer os próprios medos e adversidades externas.
Outra atividade importante ocorreu na UniCampi, com uma caminhada para ressaltar que é possível ter uma educação acadêmica que preze pelo respeito e a igualdade racial. Logo após, visitamos a Fazenda Roseira para fazermos as oficinas que demonstraram o sentimento e a alegria dos nossos ancestrais, além da importância da cultura africana e afro-brasileira.
No penúltimo dia, para não ficarmos em silêncio, compartilhamos experiências nos grupos de trabalho (GTs) e organizamos nossas estratégias de atuação para serem executadas em nossos mocambos, e fazermos o melhor para que a situação da juventude, em especial, a juventude negra mude. Destacamos como prioridades: Reivindicar dos gestores na área da educação a aplicabilidade da Lei 10.639/03, inclusive, todos os mocambos realizarão uma grande Mobilização Estudantil Nacional no Dia do Estudante para alertar a sociedade sobre o combate do racismo na escola e a necessidade de propagar as heranças africanas; participar efetivamente das Conferências da Juventude, Mulher, Saúde e Educação; na criação de espaços de discussão e formação; dentre outras ações.
Então, no dia da despedida com o objetivo atingido, na certeza de que a caminhada continua e com a expectativa de se adentrar no cerrado caloroso do Estado do Tocantins para o 2º Encontro Nacional da Juventude APNs, o nosso até logo aos queridos malungos e malungas de fé e luta, onde juntos, estaremos contribuindo no fortalecimento da entidade nacional e para que a nossa luta não tenha sido em vão.
“Eu prefiro na chuva caminhar, que em dias frios em casa me esconder.
Prefiro ser feliz embora louco, que em conformidade viver”
Martin Luther King
Axé para todos!
Campinas – SP, 17 de julho de 2011.
domingo, 17 de julho de 2011
Curso para jornalistas vai preparar profissionais para a cobertura de gênero, raça e etnia
Data | Localidade | Contato |
8 e 9/8/11 | Amazonas – Manaus | |
10 e 11/8/11 | Pará – Belém | |
15 e 16/8/11 | Ceará – Fortaleza | |
17 e 18/8/11 | Pernambuco - Recife | |
22 e 23/8/11 | Alagoas - Maceió | |
24 e 25/8/11 | Rio de Janeiro – Rio de Janeiro | |
29 e 30/8/11 | São Paulo – São Paulo | |
31/8 e 1/9/11 | Rio Grande do Sul - Porto Alegre |
quinta-feira, 14 de julho de 2011
Alagoas participa de Encontro Nacional da Juventude APNs

Fonte: http://anajoalagoas.wordpress.com/
terça-feira, 12 de julho de 2011
Via sacra até à Serra da Barriga
Texto: Helciane Angélica
Vídeo: JMarcelo Fotos (União dos Palmares)
Fonte: Coluna Axé - n°158 - jornal Tribuna Indepedente (12.07.11)
Sucesso de Tarsila
Fonte: Coluna Axé - n°158 - jornal Tribuna Independente (12.07.11)
segunda-feira, 11 de julho de 2011
Abdias Nascimento é homenageado na Serra da Barriga
Lideranças do Movimento Negro alagoano ao lado do Presidente da FCP (de terno) - Foto: http://www.jmarcelofotos.com/ |
Por: Valdice Gomes/COJIRA-AL