terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Indígenas, quilombolas e a dengue

Por: Helciane Angélica - com informações da Ascom da Sesau


A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) e Fundação Nacional de Saúde (Funasa) divulgaram na semana passada que estão ampliando as ações contra o mosquito da dengue e, desta vez, se concentrará nas comunidades indígenas e quilombolas.

De acordo com Sandra Canuto, superintendente de Vigilância em Saúde, os técnicos da Sesau irão capacitar os agentes comunitários que atuam nas equipes do Programa Saúde da Família (PSF). “Estamos vivenciando uma batalha incansável contra a dengue. Quanto mais forças unirmos, maiores as chances de evitar que o Estado vivencie uma epidemia. Como o trabalho nas comunidades Quilombolas e Indígenas é muito específico, é relevante a ação conjunta com a Funasa”, ressaltou a superintendente.

Para que o trabalho aconteça de forma conjunta, a Sesau irá repassar à Funasa o cronograma de atividades a serem realizadas nos municípios como: campanhas, atividades de campo e capacitações. A iniciativa é louvável, principalmente, nessas áreas que vivem em local de difícil acesso e muitas vezes terminam sendo esquecidas pelas autoridades em muitos setores. Muitas comunidades quilombolas também deveriam receber uma melhor assistência quanto ao saneamento básico, qualidade da água e visitas mais frequentes dos profissionais da saúde.

A dengue é uma doença infecciosa febril aguda causada por um vírus da família Flaviridae e é transmitida, no Brasil, através do mosquito Aedes aegypti, também infectado pelo vírus. Atualmente, a dengue é considerada um dos principais problemas de saúde pública de todo o mundo e em Alagoas 46 municípios (45,10%) notificaram 501 casos suspeitos de Dengue e foram registrados 22 casos suspeitos da forma grave da dengue distribuídos nos municípios de Campestre, Girau do Ponciano, Maceió, Rio Largo e São José da Laje, e ainda teve três óbitos. (Dados da Semana Epidemiológica - SE nº 04 de 02 de janeiro a 29 de janeiro de 2011). Outra informações: http://www.combateadengue.com.br/.


Fonte: Coluna Axé - Tribuna Independente (15.02.11)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos sua mensagem!
Axé!