segunda-feira, 31 de janeiro de 2011
Hoje tem o II Festival Alagoano de Palavras Pretas
sexta-feira, 28 de janeiro de 2011
O melhor da culinária afro na Serra da Barriga
Por: Mônica Lima (*)
Aliar cultura e geração de emprego e renda, essa é a proposta do restaurante Kùuku – Wàana (Banquete de Família), que será inaugurado neste sábado, no Parque Memorial Quilombo dos Palmares, Serra da Barriga, em União dos Palmares. Quem for ao parque terá a oportunidade de degustar o melhor da culinária afro-brasileira, além de conhecer um pouco da história do maior quilombo que existiu no Brasil e do seu líder Zumbi dos Palmares.
Desde a inauguração do Parque Quilombo dos Palmares, em 2007 que a proposta de viabilização do restaurante estava na pauta, não apenas como um espaço para degustação dos pratos afros, como também ser um local para aprendizagem dos moradores do quilombo Muquém, como também de outras comunidades quilombolas de Alagoas e de outros municípios, gerando emprego e renda.
O restaurante ficará sob a responsabilidade da ialorixá Mãe Neide Oyá D’Oxum, que a partir de agora estará ministrando curso de culinária, apresentando aos visitantes o melhor da comida afro-brasileira. Segundo ela, a iniciativa que já estava nos planos desde a idealização do projeto do Parque Quilombo dos Palmares, será uma oportunidade para o aprendizado dos que participarem dos cursos, como também possibilitará a geração de emprego. O espaço conta com a parceria da Fundação Cultural Palmares e do governo do Estado.
Durante a solenidade de inauguração que acontece a partir das 15 horas, no Parque Memorial Quilombo dos Palmares, está prevista apresentação cultural, com os integrantes do Projeto Inaê, a primeira concentração da Rota da Liberdade, com integrantes dos clubes de motos de Alagoas, Sergipe e Pernambuco, venda de artesanato da comunidade Muquém e do Guesb e degustação das iguarias afro.
O Parque Quilombo dos Palmares, fica a 92 km de Maceió, capital alagoana. São 5 km de subida até o topo da Serra da Barriga, que fica a 500m do nível do mar. O memorial possui 11 mil metros quadrados e ocupa uma área de 28 hectares. E, se encontra sob a zeladoria do Ministério da Cultura, através da Fundação Cultural Palmares, que possui um escritório em União dos Palmares.
(*) Integrante da COJIRA-AL e Assessora de Comunicação do GUESB - (82) 9657.6242
terça-feira, 25 de janeiro de 2011
FCP – Nova administração
Fonte: Coluna Axé / Tribuna Independente (25.01.11)
domingo, 23 de janeiro de 2011
Lázaro Ramos incomoda (?)
só não consigo engolir #LazaroRamos como galã.
Fonte: http://baoobaa.com
sexta-feira, 21 de janeiro de 2011
Ex-ministro da SEPPIR assumirá Palmares
O ex-ministro, inicialmente pretendia permanecer à frente da SEPPIR, onde estava desde 1º de abril de 2010, quando substituiu o ex-ministro e deputado deferal reeleito pelo PT do Rio, Edson Santos. Chegou a autorizar o lançamento de um manifesto com a defesa do seu nome e anunciar planos para o caso de ser confirmado pela Presidente Dilma Rousseff.
No período em que esteve à frente da SEPPIR, Elói conduziu as negociações que resultaram na aprovação do Estatuto da Igualdade Racial, sendo o principal interlocutor, juntamente com o senador Paulo Paim e com o próprio Edson Santos, das conversas com o Partido Democratas (DEM), para aprovar o projeto, com modificações que, segundo expressivos setores do movimento negro, acabaram por desfigurá-lo.
Durante o período em que esteve à frente da SEPPIR, Elói acabou por se afastar do deputado e ex-ministro, considerado o principal defensor da sua permanência no cargo. Embora não rompidos, as relações políticas de ambos, de acordo com um observador bem situado, “estão estressadas”.
Carreira
Elói Ferreira de Araújo foi chefe de gabinete de Edson Santos, durante os cinco mandatos exercidos pelo atual deputado como vereador na Câmara do Rio. Desde 1.990 é bacharel em Direito, tendo, em 2002, concluído o Mestrado em Engenharia de Transportes pela Coordenação dos Programas de Pós-Graduação em Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro.
O novo presidente da Fundação Palmares militou no PC do B entre 1.981 a 1.993, quando retornou ao PT, Partido de cuja fundação participou.
Fonte: Afropress
terça-feira, 18 de janeiro de 2011
Tragédia natural?
Por: Helciane Angélica
sábado, 15 de janeiro de 2011
Escola de samba vira IML e sala de velório improvisada em Nova Friburgo (RJ)
Enviado especial do UOL Notícias
O nome da escola de samba parece até inspirado na tragédia que abateu Nova Friburgo nesta semana: G.R.E.S. Unidos da Saudade, fundada em 1948.
Decorada com temas indígenas, que era o samba-enredo para 2011, a quadra da escola chegou a guardar 140 caixões de vítimas identificadas ou não da cidade serrana do Rio.
“Somos sambistas, mas não queremos Carnaval este ano. Não há clima. O samba hoje é triste. A única alegria é poder servir esse espaço para uma necessidade da população”, relata Luiz Carlos Teixeira, o presidente da escola de samba.
Metade do galpão é ocupada pelos carros alegóricos. A outra é tomada por caixões, um total de 24 esperando pelos militares que os levariam para o cemitério Trilha do Céu, que estava isolado por deslizamentos até este sábado. Por lá, as covas foram abertas a noite toda.
Três caixões na quadra estavam amarrados porque os tampos saltaram pela quantidade de gases emitidos pelos corpos em adiantado estado de putrefação. “Hoje o cheiro está até mais fraco. Nem precisamos de máscaras. Mas ontem estava insuportável”, conta Júlio César da Conceição, gerente de empresa funerária que doou os caixões de Nova Friburgo.
A escola de samba foi escolhida para a função pela prefeitura por conta de sua localização e pelo amplo espaço coberto. Desde a quarta-feira de chuvas e deslizamentos, o local serviu como local de identificar e velar os mortos. Muitas vezes nem isso era possível. Após permissão do Ministério Público, os corpos estão sendo fotografados, e as impressão digitais registradas para posterior identificação.
Atual campeã do Carnaval friburguense e com 18 títulos na história, a Unidos da Saudade já tinha escolhido o samba, ensaiado o desfile e preparado as alegorias em branco e roxo, suas cores. “Estamos prontinhos, mas nós estamos muito sensibilizados. Os carros alegóricos vão ficar para 2012”, conta o presidente.
O Carnaval local tem mais quatro escolas. Duas foram afetadas pelos deslizamentos. As outras duas estão em pontos extremos da cidade e não há logística para utilizá-las no serviço aos mortos, feridos e desalojados.
A triste coincidência é que um trecho do samba de 2011 da Unidos da Saudade fala de “ao seu lado, o sol não brilhará/um rio nasceu do pranto, por ele naveguei”. Muita coincidência para uma cidade de lágrimas e chuvas.
sexta-feira, 14 de janeiro de 2011
PNUD incentiva doações para o Haiti
O Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) abriu uma conta bancária na Caixa Econômica Federal para arrecadar recursos e financiar ações humanitárias das Nações Unidas em países atingidos por calamidades naturais e sociais. A primeira nação beneficiada será o Haiti, o país mais pobre das Américas e que no dia 12 de janeiro completou um ano de sofrimento e tentativa de reconstrução após o terremoto.
O recurso financeiro será usado para o atendimento imediato a populações vulneráveis afetadas pelas calamidades, e os fundos serão transferidos à OCHA (Coordenação de Assuntos Humanitários das Nações Unidas) e à OPAS (Organização Pan-Americana da Saúde). O Ministério da Saúde também está apoiando o PNUD na construção de cinco hospitais em Porto Príncipe.
Para fazer a sua doação, o número da conta é 664-8 / Agência: 0647 / Operação: 003.
terça-feira, 11 de janeiro de 2011
Ministra da Igualdade Racial
segunda-feira, 10 de janeiro de 2011
BBB 11 terá quatro negros

sexta-feira, 7 de janeiro de 2011
terça-feira, 4 de janeiro de 2011
Novos governos, bons rumos?
Fonte: Coluna Axé - Tribuna Independente (04.01.11) / Crédito da foto: Flávio Florido/UOL
domingo, 2 de janeiro de 2011
Ministros negros no Governo Dilma
Dentre os ministros negros temos dois: Orlando Silva (Esporte) e Luiza Bairros (Igualdade Racial - Seppir). O baiano cursou Direito na Universidade Católica de Salvador e Ciências Sociais na Universidade de São Paulo (USP); permanecerá no cargo que ocupa desde março de 2006, e agora, ele tem como principal missão organizar a infra-estrutura necessária para a Copa 2014 e os Jogos Olímpicos 2016.
E a gaúcha deixa a Secretaria de Promoção da Igualdade do Estado da Bahia (Sepromi) para assumir este novo compromisso. Ela é Bacharel em Administração Pública e Administração de Empresas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Especialista em Planejamento Regional, Mestre em Ciências Sociais e doutora em Sociologia pela Michigan State University.
Confira o ministério de Dilma:
PT
Guido Mantega (Fazenda)
Alozio Mercadante (Ciência e Tecnologia)
Gilberto Carvalho (Secretaria-Geral)
José Eduardo Cardozo (Justiça)
Antonio Palocci (Casa Civil)
Paulo Bernardo (Comunicações)
Fernando Pimentel (Desenvolvimento, Indústria e Comércio)
Miriam Belchior (Planejamento)
Ideli Salvatti (Pesca)
Maria do Rosário (Direitos Humanos)
Fernando Haddad (Educação)
Alexandre Padilha (Saúde)
Luiza Bairros (Igualdade Racial)
Tereza Campelo (Desenvolvimento Social)
Luiz Sérgio (Secretaria de Relações Institucionais)
Iriny Lopes (Secretaria das Mulheres)
Afonso Florence (Desenvolvimento Agrário)
PMDB
Wagner Rossi (Agricultura)
Pedro Novais (Turismo)
Garibaldi Alves (Previdência)
Edson Lobão (Minas e Energia)
Moreira Franco (Secretaria de Assuntos Estratégicos)
Nelson Jobim (Defesa) - Cota pessoal
PR
Alfredo Nascimento (Transportes)
PDT
Carlos Lupi (Trabalho)
PP
Mário Negromonte (Cidades)
PC do B
Orlando Silva (Esporte)
PSB
Fernando Bezerra Coelho (Integração Nacional)
Leônidas Cristiano (Portos)
Sem filiação partidária
Alexandre Tombini (Banco Central)
Helena Chagas (Comunicação Social)
Antonio Patriota (Relações Exteriores)
Izabella Teixeira (Meio Ambiente)
Ana de Hollanda (Cultura)
Luís Inácio Lucena Adams (Advocacia-Geral da União)
Jorge Hage (Controladoria-Geral da União)
José Elito Carvalho Siqueira (Gabinete da Segurança Institucional)