terça-feira, 27 de julho de 2010

Encontro Estadual dos APNS

Por: Helciane Angélica

Nesta sexta-feira (30) acontecerá às 19h a abertura do 1º Encontro Estadual dos Agentes de Pastoral Negros do Brasil (APNS) em Alagoas, no Auditório da Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC) localizada na Av. da Paz, nº 900, bairro do Jaraguá em Maceió (em frente à Praça Marcílio Dias). Na ocasião, terá o lançamento do livro “Caminho dos Agentes de Pastoral Negros do Brasil: Para Além da História” escrito pelos ativistas Nuno Coelho (SP) e João Carlos Pio (MG), e no encerramento, terá a apresentação especial do Maracatu Baque Alagoano.

Os APNS atuam há 27 anos no Brasil e estão presentes em 14 estados da Federação, levando a missão: “organização, fé e luta”. Em Alagoas, a trajetória iniciou na década de 80 e chegou a ter quatro mocambos (núcleos de base). Após um período de desarticulação, a entidade que é uma referência nacional busca contribuir para a auto-estima da população afro-descendente, além de atuar junto aos conselhos e órgãos de várias estâncias na elaboração de políticas públicas.

Agora, chegou o momento de fortalecer às ações no Estado, ampliando o número de núcleos de formação e investindo na atuação político-cultural, pois atualmente existe apenas uma entidade associada, que é o Centro de Cultura e Estudos Étnicos Anajô.

O Encontro Estadual prossegue durante todo o fim de semana no Loteamento de Tabuba no município da Barra de Santo Antônio. Na programação terá palestras, debates, grupos de trabalho, momentos reflexivos e de integração cultural, e ainda a elaboração de um projeto político para os próximos anos. Além disso, será uma importante preparação e que servirá de estímulo para os novos membros rumo aos 30 anos dos APNS, cuja comemoração está prevista para ocorrer em 2013, na Serra da Barriga em União dos Palmares – onde se desenvolveu o Quilombo dos Palmares, símbolo de resistência e liberdade.

Mais informações, com os membros do Anajô: 8831-3231 / 9663-1365 ou pelo blog: http://anajoonline.spaces.live.com. Axé!


Fonte: Coluna Axé - Tribuna Independente (27.07.10)

Um comentário:

  1. uma festa para os olhos e os sentidos para visitar o seu blog
    um abraço de Reus Catalunya
    obrigado

    ResponderExcluir

Agradecemos sua mensagem!
Axé!