sábado, 17 de julho de 2010

Brasil recebe 3 milhões de dólares do Fundo para a Igualdade de Gênero

Projeto "Mais Direitos e Mais Poder para as Mulheres Brasileiras” foi apresentado pela SPM (Secretaria de Políticas para as Mulheres) e por consórcio de organizações feministas e de mulheres. Projeto visa a igualdade de gênero e racial, proteção social e acesso das mulheres ao mercado de trabalho



O Brasil acaba de receber um investimento de 3 milhões de dólares (cerca de R$ 5,3 milhões) do Fundo para a Igualdade de Gênero, administrado pelo UNIFEM (Fundo de Desenvolvimento das Nações Unidas para a Mulher, parte da ONU Mulheres), para o empoderamento econômico das mulheres, especialmente mulheres negras e trabalhadoras domésticas. O projeto "Mais Direitos e Mais Poder para as Mulheres Brasileiras” foi apresentado pela SPM (Secretaria de Políticas para as Mulheres) e pelo consórcio de organizações feministas e de mulheres, composto por sete entidades: SOS Corpo Instituto feminista para a Democracia, Centro Feminista de Estudos e Assessoria (CFEMEA), Instituto Patrícia Galvão, Rede de Desenvolvimento Humano (REDEH), Coletivo Leila Diniz, Geledés - Instituto da Mulher Negra e Cunhã Coletivo Feminista.

O projeto visa a igualdade de gênero e racial, proteção social e acesso das mulheres ao mercado de trabalho e tem o objetivo de atuar para a inclusão das prioridades das trabalhadoras domésticas nos processos governamentais, aumentar o investimento público na participação política das mulheres e estabelecer mecanismos de monitoramento do orçamento público com impacto da vida das mulheres brasileiras.

A seleção recebeu 1.239 propostas enviadas por 127 países. O projeto brasileiro é um dos 13 projetos que serão desenvolvidos nos seguintes países: Ruanda, Libéria, Zimbábue, Egito, China, Camboja, Índia, Bósnia e Herzegovina, Quirquistão, México, Bolívia e Jamaica. Ao todo, serão investidos 27,5 milhões de dólares em projetos que fortaleçam o empoderamento social e econômico de mulheres em todo o mundo e atendam a diversas estratégias para a promoção da igualdade de gênero, de acordo com contextos nacionais e regionais. As iniciativas vão envolver mulheres em situação de vulnerabilidade, tais como trabalhadoras rurais e domésticas, mulheres indígenas, mulheres desalojadas, mulheres vivendo com HIV/AIDS e mulheres que trabalham em mercados livres.

“Estes investimentos são um passo importante para visibilizar o que já é reconhecido: apesar dos compromissos com a promoção da igualdade de gênero e o empoderamento das mulheres, os investimentos são insuficientes”, afirmou Inés Alberdi, diretora executiva do UNIFEM (agora parte da ONU Mulher).

Os investimentos dão início ao primeiro ciclo de doações que destinará mais de 37,5 milhões de dólares para 40 projetos inovadores. O Fundo para a Igualdade de Gênero, que recebe doações mais volumosas da Espanha e Noruega, visa aumentar significativamente o apoio financeiro para países e comunidades comprometidas com o avanço da igualdade de gênero e o empoderamento econômico e político das mulheres.

O Fundo para a Igualdade de Gênero é uma iniciativa para promover o alcance dos ODM (Objetivos de Desenvolvimento do Milênio) e reforçar o compromisso da igualdade de gênero como objetivo central para o desenvolvimento. Os recursos são repassados ao Fundo por governos e organizações da sociedade civil para transformar as leis de igualdade de gênero e das políticas a nível local e nacional em avanços concretos para os direitos das mulheres.



Fonte: UNIFEM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos sua mensagem!
Axé!