terça-feira, 8 de agosto de 2017

Meados de Agosto 2017

O Quilombo Lunga – Associação das Comunidades Remanescentes de Quilombos Passagem do Vigário e Poços do Lunga – realiza mais uma edição da tradicional Festa Meados de Agosto no município de Taquarana, que ocorre há 200 anos. 

O evento é considerado a maior expressão festiva de resistência e fé das comunidades quilombolas em Alagoas. Tem como público alvo as comunidades quilombolas do Agreste Alagoano: Lagoa do Coxo, Mameluco, Passagem do Vigário e Poços do Lunga (Taquarana); Serra Verde (Igaci); Tabacaria (Palmeira dos Índios); Carrasco e Pau D’Arco (Arapiraca); Serra dos Banga (Belém); além de moradores dos sítios circunvizinhos, estudantes, pesquisadores e ativistas de movimentos sociais. 

A programação foi iniciada nessa segunda-feira(07.08) e segue até o dia 15. Serão realizadas oficinas de coco de roda, “Redução de Danos com a Comunidade/ Trabalhadores da Equipe de Saúde da Família”, cordel, Percussão, bumba meu boi e grafite. Na sexta-feira(11), a partir das 14h terá o Cine Pipoca SESC na comunidade, que ocorrerá na Escola Tenente Tenório – Comunidade Remanescente de Quilombo Poços do Lunga/Taquarana. Já as rodas de diálogos abordarão os temas: “Mulheres pela Democracia”; “Juventude, Cultura e Resistência” e “A mulher negra do campo e a retirada de Direitos”. 

O Ritual Religioso no Rio Lunga da grande festa será no dia 15 a partir das 6h, e ao meio dia, terá a Procissão da Santa Nossa Senhora do Perpétuo Socorro no Quilombo Poços do Lunga; e às 14h serão iniciadas as apresentações de várias expressões culturais: grupos folclóricos, afroculturais, capoeira, maracatu, hip hop, samba e reggae. Trata-se de uma grande celebração; um misto de cantos, dança, saberes e fé em sinal de agradecimento aos frutos da colheita de subsistência. 

Mais informações: (82) 99632-6584 / 98200-9392 / 98849-2085.


Fonte: Coluna Axé – 453ª edição – Jornal Tribuna Independente (08 a 14/07/17) / COJIRA-AL / Editora: Helciane Angélica / Contato: cojira.al@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos sua mensagem!
Axé!