terça-feira, 10 de maio de 2016

Festival de Bumba Meu Boi

A 24ª edição do Festival de Bumba Meu Boi de Maceió está agendado para os dias 13 e 14 de maio, no estacionamento do bairro histórico de Jaraguá. Participam mais de 20 grupos oriundos de diversas comunidades de Maceió, entre as quais Ponta da Terra, Vergel do Lago, Jacintinho, Poço, Jatiúca, Cruz das Almas e Vale do Reginaldo. Eles apresentarão a arte, a beleza de figurinos diversificados, batuques e coreografias.

Será montada uma estrutura de arena com arquibancadas para o público estimado de aproximadamente 20 mil pessoas. As apresentações iniciarão às 19h, e os participantes serão divididos em duas categorias: Grupo B (Acesso) e Grupo A (Especial).

Dentre os quesitos avaliados estão: evolução do vaqueiro, evolução do boi, bateria, conjunto, beleza do boi, fantasia e entoada. A comissão julgadora é instituída pela Liga dos Grupos de Bumba Meu Boi e os resultados normalmente são divulgados alguns dias depois.

O festival anual é realizado pela Prefeitura de Maceió e Governo do Estado por meio da Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC) e Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur), em parceria com a Liga dos Grupos de Bumba Meu Boi de Maceió, e conta com o apoio cultural do Banco Bradesco.

A grandiosidade dos espetáculos mistura rivalidade e amor ao folguedo. Repassado de geração para geração, os grupos mantém o trabalho durante todo o ano, com a captação de recursos financeiros, preparação dos materiais, ensaios e apresentações. Com certeza, esse é um ótimo programa de entretenimento para famílias e turistas conferirem a importância da cultura e o protagonismo juvenil. 

Viva a cultura popular! Prestigie a alegria do nosso povo!


Fonte: Coluna Axé – 390ª edição – Jornal Tribuna Independente (10 a 16/05/16) / COJIRA-AL / Editora: Helciane Angélica / Contato: cojira.al@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos sua mensagem!
Axé!