segunda-feira, 30 de maio de 2016

Defensores da cultura e religião de origem africana são homenageados pela Câmara de Maceió

A Câmara de Maceió entrega na manhã desta terça-feira (31), a Comenda Tia Marcelina, criada através do Decreto Legislativo 614 de 23 de março de 2016. A solenidade acontece a partir das 9h, no Plenário da casa, situado à praça Marechal Deodoro, no centro da Capital alagoana.

A honraria é concedida a personalidades vinculadas à defesa e promoção de crenças religiosas de origem africana, que tenham prestado relevantes serviços em defesa e identificação da raça negra na formação da identidade do povo brasileiro, ou que tenham lutado contra a discriminação racial, religiosa ou social de descendentes de povos africanos.

A comenda é subdivida em quatro categorias: Tia Marcelina Yiá Détá (Ar) – a ser outorgada a ialorixás, babalorixás e chefes de Estado; Tia Marcelina Yiá Kalá (Fogo) – a ser outorgada a filhos e filhas de santo; Tia Marcelina Yiá Nassô (Água) – a ser outorgada àquelas pessoas que contribuíram na preservação das crenças religiosas de origem africana no Brasil; e Tia Marcelina Coroa de Dadá (Terra) – a ser outorgada a pesquisadores, intelectuais e/ ou estudiosos da cultura de raízes africanas.

Recebem a comenda nesta terça-feira, na categoria Yiá Détá: Pai Benedito Maciel, Pai Célio, Mãe Neide e Mãe Mirian. Na categoria Yiá Kalá: Mística Eveline Nogueira da Costa e Frei Eudes. Na categoria Yiá Nassô: Professor Jairo José Campos da Costa e Professor Luiz Sávio de Almeida. E na categoria Coroa de Dadá: Teólogo Edson Moreira da Silva e Dr. Fernando Gomes.

Todas as indicações foram feitas pelo vereador Cléber Costa (PP).  Para ele, será “um reconhecimento pelas relevantes ações contínuas e dignas de louvor prestadas a Alagoas e ao Brasil em prol da verdadeira identidade do povo brasileiro e contra a discriminação religiosa, social, xenofobia, que contribuem para o fim da violência e na defesa dos direitos humanos”.

Fonte: Diretoria de Comunicação - Câmara de Maceió

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos sua mensagem!
Axé!