segunda-feira, 10 de agosto de 2015

Orquestra revive magia das gafieiras em espetáculo no Teatro Deodoro



O Teatro Deodoro se rende a malandragem cheia de elegância das gafieiras e entrega seu palco para uma noite inesquecível regada a talento e muitas surpresas. Se em um típico salão de gafieira o dançarino conduz sua dama num ritmo malandro e cheio de graça, no mais tradicional palco das artes alagoanas é a orquestra Gafieira Cai Dentro que ditará o compasso da diversão na próxima quarta-feira, 12 de agosto, às 19h30. Com o show A Volta da Gafieira, o grupo ameaça arrancar o público das cadeiras sob golpes musicais afinados nas cordas que soam ao lado de um poderoso naipe de metais.

A trupe sobe ao palco com 15 integrantes e promete um espetáculo capaz de rememorar as noites típicas dos salões de dança populares no final do século XIX e início do século XX. Mas se você, assim como a maioria dos componentes da orquestra, nasceu bem depois desse período, não desanime, a gafieira vai te conquistar também. 

No repertório, a Gafieira Cai Dentro traz releituras bem arranjadas para clássicos como Santa Morena, de Jacob do Bandolim; Aceitei no Milhar, de Moreira da Silva; O Mundo é um Moinho, de Cartola; A Voz do Morro, de Zé Keti; e a especialíssima Cobra Ensopada, uma homenagem a Juvenal Lopes, que apesar de nascido carioca, é filho de alagoanos e por aqui passou bons anos cantando inclusive o cotidiano de Maceió e Alagoas.

O diretor do espetáculo, Bruno Palagani, que também assina o cavaco e o bandolim na orquestra, destaca que o espetáculo quer resgatar o gosto pela gafieira como estilo de música e de dança. “Queremos que o público viva no show a magia daquela época e para isso cuidamos de cada detalhe; do repertório ao figurino, passando pela coreografia dos dançarinos e pela composição dos cenários”, explica.

A noite contará com participações muito especiais, eu diria que até inesperadas, mas para saber mais sobre elas você vai ter que ir lá conferir”, anuncia o líder do grupo. A “Volta da Gafieira” tem direção artística de José Márcio Passos e coreografias de Wallisson Melquisedec. A produção musical traz a assinatura de Willbert Fialho. A apresentação integra o calendário do projeto Teatro Deodoro é o Maior Barato.


Trajetória

A orquestra Gafieira Cai Dentro surgiu em 2013 como extensão do Trio Cai Dentro, consagrado grupo de chorinho e música instrumental, que desde 2008 atua na cena musical alagoana. A ideia que fundamenta o nascimento da orquestra é o ideal de promover o samba de gafieira e fomentar a dança de salão.

Em janeiro de 2015, a Gafieira Cai Dentro foi uma das atrações do festival Maceió 200 Anos de Verão. A orquestra subiu ao palco na mesma noite de apresentação do sambista Diogo Nogueira e fez o grande público cair na dança.


Ficha técnica

Roteiro, produção e direção - Bruno Palagani
Direção artística - José Márcio Passos
Produção musical - Willbert Fialho
Assistente de produção - Michael Wanderson
Produção de palco / Staff - Arnaud Borges
Coreografia - Wallisson Melquisedec


Elenco

Voz - Vânia Garcia
Voz - Gilberto Simplício Filho
Cavaco e bandolim - Bruno Palagani
Violão 7 Cordas - Willbert Fialho
Percussão - Mikla Waltari
Percussão - Audinho Santos
Baixo - Felix Baigon
Bateria - Ramiro Jr.
Sax alto e flauta - Fellipe Rodrigues
Sax tenor - Elizaubo Wandenberguer
Trumpet - Enife
Trombone - Mailson Silva
Dançarina - Leide Serafim
Dançarino - Tiago Sultério



SERVIÇO

Show : A Volta da Gafieira, orquestra Gafieira Cai Dentro

Local: Teatro Deodoro

Dia: quarta-feira, 12 de agosto

Horário: 19h30

Ingressos: R$ 10 e R$ 5, à venda na bilheteria do Teatro e no CNA Ponta Verde

Informações: 99660-2244

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos sua mensagem!
Axé!