terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

Nova gestão do CNPIR realiza sua primeira reunião em Brasília (DF)

49ª Reunião Ordinária do CNPIR é a primeira reunião do Conselho no biênio 2015 – 2016. Entre os itens da pauta está a construção do plano de trabalho para o ano de 2015

 
 
 
  
Presidenta do CNPIR e ministra da SEPPIR, Nilma Lino Gomes, fala aos conselheiros durante 49ª reunião ordinária.


Os novos conselheiros do Conselho Nacional de Promoção da Igualdade Racial (CNPIR) deram início na manhã desta terça-feira (24) à 49ª Reunião Ordinária do Conselho. Realizada na Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Presidência da República (SEPPIR), em Brasília – DF, a atividade tem caráter de alinhamento estratégico e definição de prioridades para o biênio 2015 – 2016 e vai até amanhã (25).
 
Em sua fala de saudação, a presidenta do CNPIR e ministra da SEPPIR, Nilma Lino Gomes, destacou a importância do Conselho e seu papel na construção das políticas de igualdade racial. “Conselheiros e conselheiras precisam ter bastante evidente a natureza pública das suas funções neste espaço de pactuação política. Hoje o desafio é governo e sociedade civil traçarem estratégias para temas comuns sem perder suas identidades”, enfatizou a ministra. Lino Gomes completou: “O momento atual exige atenção e prudência no tratamento de nossa pauta, então não podemos perder o foco de nosso trabalho, que é a promoção da igualdade racial. O CNPIR vem contribuir na construção dessa política dentro do governo, visando a superação do racismo e sua perversidade”.
 
A ministra falou ainda sobre as prioridades da SEPPIR para a atual gestão. “A história da Secretaria não começa agora. As outras gestões que passaram por aqui deixaram um acúmulo de trabalho organizado que nos permite dar continuidade ao que está dando certo e aprimorar o trabalho. Nesse sentido, a atual gestão tem quatro eixos prioritários: as ações afirmativas, a juventude negra, a atuação internacional da SEPPIR e os povos e comunidades tradicionais”.
 
Na 49ª reunião, será definido o calendário das reuniões ordinárias para o ano de 2015 e a construção do Plano de Trabalho para esse período. A reunião continua nesta quarta-feira (25).
 
CNPIR
O Conselho Nacional de Políticas de Igualdade Racial é composto por 22 órgãos do Poder Público Federal, 19 entidades da sociedade civil, escolhidas através de edital público, e por três notáveis indicados pela SEPPIR. O CNPIR é um órgão colegiado, de caráter consultivo e integrante da estrutura básica da Secretaria. Presidido pela ministra, o órgão tem como finalidade propor, em âmbito nacional, políticas de promoção da Igualdade Racial com ênfase na população negra e outros segmentos raciais e étnicos da população brasileira. Além do combate ao racismo, o CNPIR tem por missão propor alternativas para a superação das desigualdades raciais, tanto do ponto de vista econômico quanto social, político e cultural, ampliando, assim, os processos de controle social sobre as referidas políticas.
 
Fonte: Ascom-Seppir

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos sua mensagem!
Axé!