segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Promoção de restaurante causa ‘estranheza’ entre internautas

Amanda Dantas
Alagoas24horas
Promoção é totalmente legal, diz Procon
Promoção é totalmente legal, diz Procon
Uma promoção anunciada por uma churrascaria situada no Stella Maris gerou discussão entre internautas de Maceió. No cartaz de divulgação da promoção, o estabelecimento especifica que só será agraciado com o valor promocional dupla formada por um homem e uma mulher.
A expressão ‘casal’ foi substituída por ‘dupla’ depois que casais gays que frequentam o restaurante passaram a exigir que na comanda fosse cobrado o valor da promoção. Na época, um dos restaurantes chegou a exigir de alguns clientes a comprovação de união estável. O desconforto virou queixa no Procon que notificou as churrascarias.
Segundo o superintendente do Procon em Alagoas, Rodrigo Cunha, a expressão ‘casal’ implicaria que a promoção se estendesse para casais gays e heteros. Em virtude da notificação, alguns estabelecimentos comerciais alteraram a expressão para ‘dupla’, mas continuam validando a promoção somente para ‘pares’ de sexo diferente.
A promoção caiu na rede e virou tema de discussão nas mídias sociais. Parte dos internautas defende a postura do estabelecimento e entende que as regras para promoção devem ser definidas pelo ‘idealizador’ da promoção, ficando a cargo do restaurante definir o público que será agraciado. Os internautas dizem ainda que a expressão casal na língua portuguesa só se aplica a homem e mulher.
No dicionário de língua portuguesa existe mais de uma acepção para a palavra casal, entre elas: Par formado por macho e fêmea; Par formado pelos cônjuges; Conjunto de duas pessoas que têm uma relação sentimental e/ou sexual; Conjunto formado por duas coisas iguais ou semelhantes = PAR.
Já o termo ‘dupla’ é definido, entre outras acepções como: Qualquer conjunto de duas coisas, entidades ou objetos do mesmo tipo; Que consta de duas coisas análogas; Que tem duas características.
Ainda segundo Cunha, usado o termo ‘dupla’ e definido que deve ser um homem e uma mulher a promoção se estende, por exemplo, para uma mãe que vai acompanhada do filho, ou uma filha acompanhado do pai, não implicando em casais de nenhuma ‘natureza’. Fica valendo para homem e mulher conforme especificado no cartaz.


Fonte: Alagoas 24horas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos sua mensagem!
Axé!