quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Comunicação afro


O universo afro-descendente é extremamente vasto, com expressões artísticas, gastronomia e acessórios para os mais diversos estilos. São heranças culturais transmitidas pelos nossos ancestrais oriundos da mãe áfrica, repassadas de geração em geração, e, defendidos pelos grupos sócio-políticos e religiosos do movimento negro, que a cada dia aperfeiçoam suas estratégias para manter viva a identidade étnica. 

Desde o tempo dos abolicionistas, com o surgimento de meios alternativos especializados em divulgar os assuntos ligados à negritude, e, mesmo com a formação de coletivos de jornalistas sindicalizados comprometidos com a igualdade racial (Cojiras), a população afro-descendente ainda almeja mais visibilidade e respeito nos veículos de comunicação. Porém, com a força da internet, multiplicam-se o número de blogs, redes sociais e sites especializados nas questões étnicorraciais, principalmente, das entidades dos segmentos afros que divulgam suas atividades e projetos desenvolvidos. A cada dia surge um novo comunicador/comunicadora ansioso(a) em mostrar seus ideais, de ser visto e ouvido, denunciando os atos preconceituosos e mostrando o orgulho pela sua história e cultura.

O Correio Nagô é um grande exemplo neste setor, de um simples blog idealizado por comunicadores do Instituto Mídia Étnica em 2007, tem se tornado uma referência nacional na produção de notícias sobre a diversidade racial e cultura negra brasileira. Na última quinta-feira (30.08), na praça Tereza Batista no Pelourinho, em Salvador (BA), ocorreu uma grande festa para celebrar a nova fase do site www.correionago.com.br, que também é comunidade on-line. Contou com a participação de líderes da comunidade negra, artistas e jornalistas, também, teve shows de músicos como Negro Davi, Denise Correia, Bemba Trio, além de participações especiais de Mariella Santiago, o rapper Afro Jhow e da cantora Márcia Short, uma das pioneiras da música Axé na Bahia. 

E para quem tem interesse em aprofundar seus conhecimentos e pesquisar mais sobre as questões étnicorraciais, além de ter acesso às notícias, informações sobre cursos, seminários e na área de entretenimento, pode conferir em portais e até em sites institucionais a exemplo da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial – Seppir (www.seppir.gov.br) e da Fundação Cultural Palmares (www.palmares.gov.br). 



Fonte: Coluna Axé - nº 215 - Jornal Tribuna Independente (05.09.12)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos sua mensagem!
Axé!