terça-feira, 23 de maio de 2017

Jogos Indígenas

A aldeia Wassu Cocal localizada no município de Joaquim Gomes – zona da mata alagoana –  realizará a primeira edição dos seus jogos indígenas no período de 22 a 26 de maio. A programação foi iniciada com uma roda de conversa entre lideranças indígenas; cerimônia cultural de abertura do evento esportivo e homenagem aos anciões Wassu Cocal.

Estão participando 240 competidores e competidoras representando sete povos indígenas do Estado de Alagoas: Jeripankó (Pariconha), Kotokin (Pariconha), Karapotó Plakió (São Sebastião), Koiupankó (Inhapi), Xucuru Kariri – Serra da Capela (Palmeira dos Índios), Xucuru Kariri – Mata da Cafurna (Palmeira dos Índios) e Wassu Cocal (Joaquim Gomes).

As modalidades esportivas são: natação, corrida de jangada, arremeço de lança, competição de maracá e zarabatana; rouba bandeira; estilingue; arco e flecha; corrida de perna de pau, cesto, de pote e a corrida dos guerreiros; cabo de guerra, braço de força. Também serão realizados vários rituais culturais; exposição e comercialização de comidas típicas e artesanato; além do desfile da beleza indígena com peças da Griff Koiupanká.

O evento conta com o apoio do Governo do Estado por meio do Gabinete Civil e do Instituto de Terras e Reforma Agrária de Alagoas (Iteral); além da Prefeitura Municipal de Joaquim Gomes e comunidade local. 

Mais informações: (82) 98707-6373.


Fonte: Coluna Axé – 442ª edição – Jornal Tribuna Independente (23 a 29/05/17) / COJIRA-AL / Editora: Helciane Angélica / Contato: cojira.al@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos sua mensagem!
Axé!