domingo, 4 de janeiro de 2015

Conheça a trajetória de Nilma Lino Gomes, a nova ministra da SEPPIR

Nomeada ministra de Políticas de Promoção da Igualdade Racial para o segundo mandato do Governo Dilma Rousseff, a nova titular da SEPPIR foi a primeira mulher negra a chefiar uma universidade federal no Brasil

Conheça a trajetória de Nilma Lino Gomes, a nova ministra da SEPPIR
Foto: Júnior Panela/ UNILAB
Natural de Belo Horizonte (MG), Nilma Lino Gomes é a nova ministra de Estado Chefe da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Presidência da República. Pedagoga, mestra em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), doutora em Antropologia Social pela Universidade de São Paulo (USP) e pós-doutora em Sociologia pela Universidade de Coimbra, Nilma é docente do quadro da UFMG e pesquisadora das áreas de educação e diversidade étnico-racial, com ênfase especial na atuação do movimento negro brasileiro.
 
A nova titular da SEPPIR foi a primeira mulher negra a chefiar uma universidade federal ao assumir o cargo de reitora pro tempore da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), cargo que ocupou desde abril de 2013.
 
Além disso, Nilma Lino Gomes integra o corpo docente da pós-graduação em educação Conhecimento e Inclusão Social - FAE/UFMG e do Mestrado Interdisciplinar em Sociobiodiversidade e Tecnologias Sustentáveis (UNILAB). Foi Coordenadora Geral do Programa de Ensino, Pesquisa e Extensão Ações Afirmativas na UFMG (2002 a 2013). É membro da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação (ANPED), Associação Brasileira de Antropologia (ABA) e da Associação Brasileira de Pesquisadores Negros (ABPN), da qual foi presidente entre os anos 2004 e 2006.  A ministra da SEPPIR também integrou a Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação (gestão 2010 - 2014), onde participou da comissão técnica nacional de diversidade para assuntos relacionados à educação dos afro-brasileiros.
 
Sobre os desafios do novo cargo, a ministra da Igualdade Racial afirma: “Esse é o momento de escutar, conhecer a Secretaria, suas políticas e ações. A partir disso, vamos dar continuidade àquilo que está dando certo e pensar em novos caminhos que a SEPPIR possa desenvolver no sentido de fortalecer a agenda da promoção da igualdade racial”. 
 


Fonte: Coordenação de Comunicação da SEPPIR

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos sua mensagem!
Axé!