segunda-feira, 23 de junho de 2014

Brasil: O País do Racismo

 

Enviado para o Portal Geledés por Daniela Luciana e Ana Luiza Pinheiro Flauzina, que militou no Enegreser. O vídeo é uma produção independente.

terça-feira, 17 de junho de 2014

Festejos juninos

O melhor período do ano para o povo nordestino é o mês de junho, onde a efervescência da nossa cultura encontra-se em todo lugar: na música, nas danças, quitutes e alegria. 

A Prefeitura de Maceió, por meio da Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC), organizou uma grande festa com o tema “São João em Maceió é festa, futebol e forró”, com uma programação bem diversificada, que valoriza principalmente os artistas locais e encolve cerca de 50 trios de forró. 

Amanhã (18.06) terá o Trem do Forró para Fernão Velho saindo da estação de trem. Também estão previstas apresentações nos mercados públicos, no Caminhão do Forró e 52 arraiais espalhados por 32 bairros de Maceió. Também terá a 7ª edição do Festival de Coco de Roda Alagoano, promovida pela Liga dos Grupos de Coco de Roda Alagoano, que reunirá 14 grupos de coco de roda no período de 19 a 24 de junho. 

E para quem busca programações alternativas, a sugestão é curtir o Forrock nos dias 20 a 22 de junho, no Posto 7 na praia de Jatiúca, destaque especial para a Banda de reggae Vibrações que se apresenta no domingo. E nesse fim de semana, no Arraial Central no Estacionamento do Jaraguá, as atrações de fora são: a cantora e sanfoneira Lucy Alves, da Paraíba, e Cezzinha. 

Confira a programação completa no site: http://maceio.al.gov.br/saojoao/



Fonte: Coluna Axé – 301ª edição – Jornal Tribuna Independente (17 a 23/06/2014) / Comissão de Jornalistas pela Igualdade Racial (Cojira-AL)
Editora: Helciane Angélica / Contato: cojira.al@gmail.com

quarta-feira, 11 de junho de 2014

Projeto de Turismo Cultural e Ecoturismo na Região de Quilombos é lançado em Alagoas

Ações devem durar 36 meses e pretendem apoiar, por ano, a 200 empreendedores locais


Quando se fala em liberdade, luta contra o preconceito e escravidão dos negros no Brasil, lembramos de Zumbi, do Quilombo dos Palmares e de Alagoas. Essa região histórica - que guarda sangue, suor e lágrimas - será beneficiada com o Projeto de Turismo Cultural e Ecoturismo, lançado nesta segunda-feira (9), no auditório do Sebrae Alagoas.

O projeto terá duração de 36 meses (2014-2016), e pretende desenvolver e apoiar, por ano, 200 empreendedores nas categorias de Microempreendedor Individual (MEI), Microempresa (ME) e Empresa de Pequeno Porte (EPP). O objetivo é promover o desenvolvimento empresarial incentivando a competitividade e a sustentabilidade dos pequenos negócios locais. Além disso, fazer uma estruturação dos produtos turísticos nessa área territorial, focados no turismo cultural e ecoturismo.

Ronaldo Moraes, diretor técnico do Sebrae Alagoas, afirma que esse projeto consolida a atuação do Sebrae em todo o território alagoano. “Trabalhar a região dos quilombos é muito importante, especialmente porque saímos um pouco das ações turísticas no litoral. Essa área tem um grande potencial, apelo histórico e repercute mundialmente pela figura de Zumbi. Hoje, sem dúvidas, é um dia especial para todos nós”, afirmou o diretor.

A gerente da Unidade de Turismo e Economia Criativa do Sebrae Alagoas, Vanessa Fagá Rocha, explica que o projeto só será fortalecido com a parceria das Prefeituras Municipais inseridas nesse contexto. “As prefeituras são peças fundamentais para o sucesso desse projeto, especialmente porque elas irão participar desse desenvolvimento econômico. É preciso divulgar as atividades dessa região, a fim de fomentarmos as potencialidades locais” afirmou a gerente, destacando que foram direcionados mais de R$ 2 milhões para serem investidos em ações do projeto. “Isso é um marco também para o Sebrae Alagoas, que agora está trabalhando em todas as regiões turísticas do estado”.

A solenidade contou com a presença de autoridades como Danielle Novis, secretária de Estado do Turismo; Nadja Lessa, secretária, e Solange Viegas, superintendente da Mulher, da Secretaria de Estado da Mulher, da Cidadania e dos Direitos Humanos; Michel Chinelato, superintendente de Desenvolvimento Regional da Secretaria de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico (Seplande); Pauline Reis, gerente de Fomento às Micro e Pequenas Empresas da Seplande; Vega Vergetti, diretora executiva da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes de Alagoas (Abrasel); Agda Santos, da Maceió Convention and Visitors Bureau; Enezia Vigolvino, responsável técnica de Turismo e Hospitalidade do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac); Rosângela Barros, da Secretaria Municipal de Indústria e Comércio de União dos Palmares; Lucila Toledo, prefeita de Cajueiro; Beto Baía, prefeito de União dos Palmares; Luiz Eustáquio Moreira, prefeito de Capela; Jacineide Maia, secretária Municipal de Turismo de União dos Palmares; Charles Almeida, diretor de Turismo de Murici; além de empresários e Agentes de Desenvolvimento Local.

O Projeto de Turismo Cultural e Ecoturismo na Região de Quilombos é desenvolvido pelo Sebrae e o Governo do Estado, através das Secretarias de Estado do Turismo (Setur) e do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico (Seplande), em parceria com as Prefeituras Municipais. Os recursos para o projeto foram buscados por esses órgãos junto ao Sebrae Nacional.

Região de Quilombos

Os municípios da região que foram identificados para receber as ações do projeto nessa primeira etapa são: União dos Palmares, Mar Vermelho, Murici, Capela, São José da Laje, Viçosa e Cajueiro. Para que as ações sejam realizadas, é essencial que os municípios estejam alinhados à Cartilha de Regionalização do Turismo, distribuída pela Setur.


Fonte: SEBRAE-AL

terça-feira, 10 de junho de 2014

Rosa Mossoró - grande guerreira!

No último sábado(07.06), foi lançado a biografia cordelizada  sobre Rosa Mossoró intitulada “Não Basta Ser Rosa, Tem Que Ser A Mossoró!” escrito por Demis Santana. 

O livrinho foi vendido por apenas R$3 e na programação também teve apresentação de cordel musicado e a capoeira do Ginga Terapia. 

Essa ialorixá é uma grande defensora da população LGBT, além de ser a proprietária do Espaço Cultural Lá Rosa Mossoró localizado no bairro histórico de Jaraguá em Maceió, um templo para a cultura alagoana, onde ocorre a valorização de artistas locais, ensaios, debates e exposições

Ela também é a estrela do documentário “A Rosa”, que tem se destacado nas redes sociais. Confira abaixo:


Roda de conversa: Mídias e enfrentamento ao extermínio das juventudes negras

Os homicídios são hoje a principal causa de morte de jovens de 15 a 29 anos no Brasil e atingem
especialmente jovens negros do sexo masculino, moradores das periferias e áreas metropolitanas dos centros urbanos. Dados do Ministério da Saúde mostram que mais da metade (53,3%) dos 49.932 mortos por homicídios em 2010 no Brasil eram jovens, dos quais 76,6% negros (pretos e pardos) e 91,3% do sexo masculino.

Embora estes números pareçam suficientes para caracterizar um processo de extermínio em curso, a sociedade parece não atentar para estas evidências estatísticas. Nesta mesmo sentido, as mídias veiculam notícias sobre os fatos violentos envolvendo jovens negros com uma assustadora naturalidade, colocando a morte da juventude negra como sinal de eficiência das estruturas policiais ou como destino inevitável, face a vinculação, sempre colocada a priori, destes jovens com o crime. Assim, abrindo mão de um debate mais consistente sobre a questão, mídias e sociedade em geral aceitam como natural as estatísticas da morte. 

Com a expectativa de reunir lideranças populares, gestores de organizações da sociedade civil e públicas (universidades, secretarias municipais/ estaduais), militantes de movimentos e sociais, estudantes e demais interessados, a Roda pretende ser mais uma oportunidade de articulação e mobilização para a causa em Maceió e cidades adjacentes. A proposta é abrir espaço para uma ampla reflexão acerca das formas como as mídias em geral retratam os episódios de violência em que jovens negros estão, de algum modo, inseridos. 

Será ainda uma oportunidade para que os participantes possam conhecer os episódios da Série Diz Aí: Combate ao Extermínio da Juventude, produzida pelo Canal Futura e possam, ainda, inteirar-se sobre o desenvolvimento do Programa Juventude Viva em Alagoas. 


SERVIÇO:
I Roda de Conversa “Mídias e Enfrentamento ao Extermínio das Juventudes Negras”
Data: 14 de junho de 2014, das 08h30 às 13h
Local: Museu da Imagem e do Som
 Praça Dois Leões- Rua Sá e Albuquerque, 275 - Jaraguá, Maceió - Alagoas

Mais informações:
ARTICULAÇÃO JUVENTUDE VIVA ALAGOAS
(82)3315-5040/ edenilsasegp@gmail.com – Edenilsa Lima
(82) 9338 3886/ denisangola@gmail.com – Denis Angola

CANAL FUTURA
(71) 88514354 – roberto.sousa@futura.org.br - Roberto Fernandes Sousa


Fonte: Divulgação

Vai Ter Copa

A “copa das copas” inicia nessa semana, com a presença de 32 equipes divididas em oito grupos.

A expectativa é grande quanto às partidas do esporte mais adorado do Brasil, e principalmente, em relação às manifestações nos arredores dos estádios. Porém, paralelamente ao clima de tensão, é possível ver bandeirinhas do nosso país tremulando nos veículos e nas sacadas de prédios, além de ruas inteiras decoradas nas cores verde, amarela e azul. Também é grande o rebuliço da imprensa nas cidades-sede e cidades vizinhas em busca de fatos pitorescos.

E amanhã (11.06), chegará ao Aeroporto Zumbi dos Palmares a seleção de Gana, que escolheu a capital alagoana como sede de treinamento durante o mundial. O Comitê Gestor do Projeto Alagoas Centro de Treinamento de Seleções (Comcopa) programou uma recepção especial, que foi debatida com vários representantes de órgãos municipais. A comitiva ganesa contará com 90 pessoas e serão recepcionados com placas de boas vindas e uma banda de pífano; e no hotel, terá um trio de forró e a presença de estudantes universitários africanos que vivem em Alagoas.

No dia 13, às 10h no Estádio Rei Pelé, terá um treino aberto e a Fifa garantirá 10 mil ingressos, que serão distribuídos principalmente em escolas públicas e privadas. Já a cerimônia de abertura da Copa do Mundo de 2014 acontecerá nessa quinta-feira (12.06) no Itaquerão, em São Paulo. Em seguida, às 17h, Brasil e Croácia entram em campo para o primeiro jogo do Mundial.

Esperamos que essa Copa não seja um festival de racismo e truculência, e que os protestos transcendam as ruas e cheguem às urnas.


Fonte: Coluna Axé - Edição 300 – Jornal Tribuna Independente (10 a 16/06/14) – Comissão de Jornalistas pela Igualdade Racial (Cojira/AL)
Editora: Helciane Angélica – Contato: cojira.al@gmail.com

segunda-feira, 9 de junho de 2014

Seminário Internacional de Jornalistas aborda gênero e desigualdade salarial

No período de 9 a 12 de junho, a jornalista alagoana Valdice Gomes estará no Patamá para participar do Seminário Internacional de Gênero que tem como tema central: “Mujeres periodistas: precariedad laboral y desigualdad salarial”. 

Na ocasião, a  2ª Vice Presidenta da Federação Nacional de Jornalistas (Fenaj) foi convidada para dialogar sobre a violência contra mulheres jornalistas no Brasil, que pode ser manifestado através do assédio moral até agressões físicas e verbais; ameaças e intimidações no exercício da profissão. 

De maio de 2013 a 2014, mais de 160 profissionais da imprensa foram agredidos, hostilizados ou presos; sendo 38 mulheres jornalistas. Os casos foram ampliados com o início dos protestos populares contra o aumento do preço das passagens de ônibus e os gastos do governo brasileiro com a Copa do Mundo.

Confira abaixo a programação completa:



SEMINARIO INTERNACIONAL DE GÉNERO
Mujeres periodistas: precariedad laboral y desigualdad salarial
9 al 12 de junio de 2014
Salón Cerro Punta, Hotel Roma

Martes, 10 de junio 2014
8.30 9.00 Acreditación
9.00 9.15 Bienvenida a los participantes
Hajo Lanz, Representante de la Fundación Friedrich Ebert en Costa Rica, Nicaragua y
Panamá
Mariela González, Secretaria de Género del SPP (Sindicato de Periodistas del Paraguay) y
de la FEPALC (Federación de Periodistas de América Latina y el Caribe). Asimismo,
integra el Consejo de Género de la FIP (Federación Internacional de Periodistas).
Filemón Medina, Secretario General del SPP
9.15 9.45 Reconocimiento a Peridistas Panameñas.
9.45 10.45 El género en el mundo de los trabajadores.
Nelva Saavedra, Representante de la CGTP, Subsecretaria de Género

Discriminación laboral de las mujeres en Latinoamérica
Anastacio Rodríguez, Fundación Friedrich Ebert
Preguntas y respuestas. Debate.
10.45 11.00 PAUSA CAFÉ
11.00 12.15 Convenios internacioneles. Aplicación de los mismos.
Dr. Samuel Rivera, abogado laboralista colaborador con el SPP
Preguntas y respuestas.

12.15 13.30 ALMUERZO
13.30 15.00 Mercado de trabajo, mujer y medios de comunicación.
Norma Nuñez Montoto, representante del Tribunal de Honor del SPP
Preguntas y respuestas. Debate.
15.00 PAUSA CAFÉ
15.15 17.00 La seguridad de las mujeres periodistas en el ejercicio de la profesión.
Valdice Gómez, FENAJ
Margarita Velasquez, FECOLPER
Preguntas y respuestas. Debate.
17.00 CIERRE DE LA JORNADA

Miércoles, 11 de junio 2014
9.00 10.30 Equidad de género y discriminación laboral y salarial en los medios de comunicación.
Jacqueline Parra, FETRACOSE
Neila Nieto, SPP
Preguntas y respuestas. Debate.
10.30 10.45 PAUSA CAFÉ
10.45 12.00 No habrá democacia sindical sin la participación política de las mujeres. Ejes y desafíos
de la lucha gremial de las mujeres en nuestros sindicatos y federaciones.
Mariela González, Secretaria de Género del SPP (Sindicato de Periodistas del
Paraguay) y de la FEPALC (Federación de Periodistas de América Latina y el
Caribe). Asimismo, integra el Consejo de Género de la FIP (Federación
Internacional de Periodistas).
Preguntas y respuestas. Debate.
12.00 13.30 ALMUERZO
13.30 15.00 ¿En casa, cómo andamos? Debate sobre la situación de las mujeres trabajadoras de
prensa. Experiencias por país. Hacia la construcción de una agenda entre todas y todos.
Modalidad: Individual y Grupal.
Moderadora: Mariela González, Secretaria de Género del SPP (Sindicato de
Periodistas del Paraguay) y de la FEPALC (Federación de Periodistas de América
Latina y el Caribe). Asimismo, integra el Consejo de Género de la FIP (Federación
Internacional de Periodistas).
15.00 15.15 PAUSA CAFÉ
15.15 17.00 Plenario, acuerdos y proposiciones
Trabajo grupal
17.00 Cierre y clausura

terça-feira, 3 de junho de 2014

Diálogos sobre mídia e racismo

Com representantes de todo Brasil, foi realizado nos dias 29 e 30 de maio, no Centro de Convenções Israel Pinheiro, em Brasília, o Seminário “Diálogos: Democracia e comunicação sem racismo, por um Brasil afirmativo”, promovido pela Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir).

O encontro discutiu o quadro atual da comunicação social no Brasil, no que diz respeito à diversidade e ao combate ao racismo, bem como medidas que contribuam para que o País alcance uma comunicação mais plural e democrática, por meio do fortalecimento das mídias negras.

Participaram da mesa de abertura, a ministra Luiza Bairros, da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial(Seppir); Valdice Gomes, representando a Comissão Nacional de Jornalistas pela Igualdade Racial (Conajira), órgão consultor da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj); Rosane Borges, do Conselho Nacional de Promoção da Igualdade Racial (CNPIR); e Hilton Cobra, presidente da Fundação Cultural Palmares.

A ministra Luíza Bairros considerou o evento um momento importante para se colocar no debate que a comunicação talvez seja, dentre as variáveis que precisam ser trabalhadas no combate ao racismo, a mais difícil de ser acessada. “A comunicação hegemônica tem um peso tão grande nesse momento, que acaba se tornando o setor ou área que teria o papel mais fundamental para poder fazer com que essas mudanças na sociedade pudessem ser vistas, para que a população negra pudesse aparecer como uma marca fundamental das mudanças que o Brasil tem sofrido nos últimos anos”.

Outro ponto de destaque nas discussões foi sobre o histórico da imprensa negra no Brasil, a partir da palestra de Ana Flávia Magalhães – pesquisadora, doutoranda da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) – onde ressaltou que a comunicação negra vai além do jornalismo, da imprensa escrita e inclui uma rede ampla de profissionais que produzem conteúdos de interesse da população afro-brasileira. “Houve tentativas de silenciamento, mas desde o século 19, em termos de imprensa, os negros nunca se calaram e pautaram de forma diversa e incisiva a questão do racismo”, disse. 

Os periódicos negros, a exemplo de “O Mulato” (RJ), “Homem de Cor” (RJ), “O Homem” (PE) e “A Pátria” (SP), foram exemplos de esforço coletivo para a produção de conhecimento no combate do racismo e no fortalecimento das comunidades negras. Essa memória precisa ser resgatada e ter maior investimento público para a permanência dos meios de comunicação atuais da imprensa negra e que contribuem para o respeito da diversidade étnicorracial, cultural, de gênero e credo. Axé!


Coluna Axé – 299ª edição – Jornal Tribuna Independente (03 a 09/06/2014) / Comissão de Jornalistas pela Igualdade Racial (Cojira-AL) 
Editora: Helciane Angélica / Contato: cojira.al@gmail.com