terça-feira, 10 de junho de 2014

Roda de conversa: Mídias e enfrentamento ao extermínio das juventudes negras

Os homicídios são hoje a principal causa de morte de jovens de 15 a 29 anos no Brasil e atingem
especialmente jovens negros do sexo masculino, moradores das periferias e áreas metropolitanas dos centros urbanos. Dados do Ministério da Saúde mostram que mais da metade (53,3%) dos 49.932 mortos por homicídios em 2010 no Brasil eram jovens, dos quais 76,6% negros (pretos e pardos) e 91,3% do sexo masculino.

Embora estes números pareçam suficientes para caracterizar um processo de extermínio em curso, a sociedade parece não atentar para estas evidências estatísticas. Nesta mesmo sentido, as mídias veiculam notícias sobre os fatos violentos envolvendo jovens negros com uma assustadora naturalidade, colocando a morte da juventude negra como sinal de eficiência das estruturas policiais ou como destino inevitável, face a vinculação, sempre colocada a priori, destes jovens com o crime. Assim, abrindo mão de um debate mais consistente sobre a questão, mídias e sociedade em geral aceitam como natural as estatísticas da morte. 

Com a expectativa de reunir lideranças populares, gestores de organizações da sociedade civil e públicas (universidades, secretarias municipais/ estaduais), militantes de movimentos e sociais, estudantes e demais interessados, a Roda pretende ser mais uma oportunidade de articulação e mobilização para a causa em Maceió e cidades adjacentes. A proposta é abrir espaço para uma ampla reflexão acerca das formas como as mídias em geral retratam os episódios de violência em que jovens negros estão, de algum modo, inseridos. 

Será ainda uma oportunidade para que os participantes possam conhecer os episódios da Série Diz Aí: Combate ao Extermínio da Juventude, produzida pelo Canal Futura e possam, ainda, inteirar-se sobre o desenvolvimento do Programa Juventude Viva em Alagoas. 


SERVIÇO:
I Roda de Conversa “Mídias e Enfrentamento ao Extermínio das Juventudes Negras”
Data: 14 de junho de 2014, das 08h30 às 13h
Local: Museu da Imagem e do Som
 Praça Dois Leões- Rua Sá e Albuquerque, 275 - Jaraguá, Maceió - Alagoas

Mais informações:
ARTICULAÇÃO JUVENTUDE VIVA ALAGOAS
(82)3315-5040/ edenilsasegp@gmail.com – Edenilsa Lima
(82) 9338 3886/ denisangola@gmail.com – Denis Angola

CANAL FUTURA
(71) 88514354 – roberto.sousa@futura.org.br - Roberto Fernandes Sousa


Fonte: Divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos sua mensagem!
Axé!