terça-feira, 30 de setembro de 2014

Eleições 2014

Em menos de uma semana, a população brasileira terá que comparecer as urnas eleitorais para definir os rumos socioeconômico e político do país e dos estados da federação. E pela primeira vez na história das eleições diretas para a Presidência do Brasil, as mulheres e os negros superam o número de votantes em todo o país. Além disso, a população negra e parda é a maioria no eleitorado brasileiro de maneira inédita na escolha do mandatário do país. 

Essas informações são destaque na análise intitulada “Gênero e raça nas eleições presidenciais de 2014: a força do voto de mulheres e negros” publicada pelo Instituto Patrícia Galvão, que trabalha pela qualificação da cobertura jornalística sobre questões críticas que envolvam os direitos das mulheres brasileiras. Trata-se de um estudo sobre os dados levantados pelos institutos de pesquisa Ibope e Datafolha e de acordo com a análise, o eleitorado feminino é maior desde o ano 2000, mas o peso neste ano é inédito, somando 74,4 milhões de votantes mulheres diante de 68,2 milhões de votantes masculinos. 

De acordo com a socióloga e especialista em pesquisa de opinião Fátima Pacheco Jordão, coordenadora do estudo, o processo de amadurecimento da escolha eleitoral tem um recorte de gênero, onde as mulheres são mais reflexivas e aguardam mais informações para definirem seu voto e observariam com maior rigor as propostas e promessas de políticas públicas. 

Outro ponto de destaque, foi o projeto de conscientização política desenvolvido pelo Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Alagoas (Sindjornal), que realizou a estreia do espaço multimídia na internet em grande estilo, com a sabatina aos candidatos ao governo de Alagoas. Cada entrevista possui um tempo total de 1h e 15 minutos, divididos em cinco blocos, onde são explorados os temas: saúde, educação, segurança, economia e comunicação. Os vídeos estão acessíveis no youtube: TV Web Sindjornal. 

E em relação às prioridades étnicorraciais no plano de governo para Alagoas e discussão sobre o racismo institucional, os segmentos afroculturais e representantes de movimentos sociais poderão ouvir os candidatos hoje(30.09) a partir das 8h30, no evento “Auá-Anon: Um Debate sobre Propostas e Políticas Pretas”. A atividade acontecerá no terreiro Ilê Nifé Omí Omo Posu Betá localizado na Rua Campos Teixeira, 290, Ponta da Terra em Maceió é uma realização da ialorixá Mirian, Instituto Raízes de Áfricas e o novo grupo Juventude Negra Independente de Alagoas. Contatos: 8827-3656 / 3231-4201. Participe!


Fonte: Coluna Axé – 312ª edição – Jornal Tribuna Independente (30/09 a 06/10/2014) / Comissão de Jornalistas pela Igualdade Racial em Alagoas / Editora: Helciane Angélica / Contato: cojira.al@gmail.com

terça-feira, 9 de setembro de 2014

CNPIR – nova seleção

A Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Presidência da República (SEPPIR/PR) divulgou no dia 1º de setembro, o processo de seleção para a nova composição do Conselho Nacional de Promoção da Igualdade Racial (CNPIR) destinada ao biênio 2014-2016. 

O edital foi publicado no Diário Oficial da União e as inscrições seguem até o dia 30 de setembro. Ao todo, 19 organizações serão incorporadas ao órgão colegiado, que tem caráter consultivo e compõe a estrutura básica do Ministério da Igualdade Racial. As categorias são: “População Negra” - Organizações gerais do Movimento Negro; “Representativas de segmentos” - Comunidades de Terreiro; Juventude; Mulheres; Quilombolas; Trabalhadores(as); e “Temáticas” - Comunicação, Educação, Pesquisa, Meio Ambiente ou Saúde; Povos indígenas; Comunidades Ciganas; Comunidade Judaica e Comunidade Árabe. 

As entidades da sociedade civil interessadas devem ter pelo menos três anos de funcionamento, com atuação nacional ou regional comprovada: Nacional – redes ou organizações que tenham filiadas ou seções em no mínimo em 13 (treze) Estados de 03 (três) regiões do País; Regional – redes e organizações com filiadas ou seções em pelo menos 70% dos estados da região. 

Já as redes ou organizações que estejam sediadas em uma única localidade, mas com reconhecida atuação nacional, devem ficar atentas aos seguintes critérios: a) execução de ações e/ou atividades comprovadas de âmbito nacional; ou b) manutenção de canal de comunicação (site, blog, portal, jornal impresso ou eletrônico) através do qual a rede ou organização estabeleça o diálogo com a sociedade civil de todo país. 

O Conselho também é composto por 22 órgãos do Poder Público Federal e três notáveis indicados pela SEPPIR. De caráter consultivo, tem o objetivo de propor em âmbito nacional, as políticas de promoção da igualdade racial com ênfase na população negra e outros segmentos étnicorraciais da população brasileira. O Conselho ainda tem por missão propor alternativas para a superação das desigualdades raciais, tanto do ponto de vista econômico quanto social, político e cultural, ampliando, assim, os processos de controle social sobre as referidas políticas.

Saiba mais no site: http://www.seppir.gov.br/


Fonte: Coluna Axé – 311ª edição – Jornal Tribuna Independente (09 a 15/09/2014) / COJIRA-AL / Editora: Helciane Angélica – cojira.al@gmail.com

terça-feira, 2 de setembro de 2014

Plebiscito popular

De 1º a 7 de setembro, também conhecida como Semana da Pátria, serão realizados vários atos públicos através do Plebiscito Popular por uma Constituinte Exclusiva e Soberana; a coleta de assinaturas no abaixo assinado para o Projeto de Lei da Reforma Política, e também, acontecerá a 20ª edição do Grito dos Excluídos que abordará o tema “Ocupar ruas e praças por liberdade e direitos”. 

O Plebiscito é uma consulta onde as/os cidadãs/os votam para aprovar ou não uma determinada questão. De acordo com as leis brasileiras somente o Congresso Nacional pode convocar um plebiscito, porém, desde o ano 2000, os movimentos sociais começaram a organizar Plebiscitos Populares sobre temas diversos, para que os/as brasileiros/as expressem a sua vontade política e pressionem os poderes públicos a seguir a reivindicação da maioria do povo. 

A Campanha Nacional do Plebiscito busca convocar a população para decidir se quer ou não mudanças no atual Sistema Político Brasileiro. Em várias partes do país, serão montadas urnas em faculdades, igrejas, associações de moradores, sindicatos, além das urnas voltantes. 

Também será possível realizar a votação pela internet, através do site www.plebiscitoconstituinte.org.br. A mobilização encontra-se efetiva pelas redes sociais, tem página no Facebook com várias informações, vídeos postados no YouTube e ainda o twittaço no twitter com as hastags #EuVotoSIM #MudeAsRegras. 

Informe-se, reflita e vote!


Fonte: Coluna Axé – 310ª edição – Jornal Tribuna Independente (02 a 08/09/2014) / COJIRA-AL / Editora: Helciane Angélica / Contato: cojira.al@gmail.com